domingo, 11 de dezembro de 2011

O material dourado auxiliando no ensino do sistema de numeração decimal nas séries iniciais.

Introdução:
  

       O material concreto na sala de aula é Um dos melhores recursos didáticos que podem ser explorados pelo professor. São atividades que favorecem a socialização, e ajuda a criança a raciocinar, o material dourado é um auxilio, facilitando a aprendizagem no ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal e dos métodos para efetuar as operações. O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.  




   Meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu os materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
   Exemplos desses materiais: blocos maciços de madeira para encaixe de cilindros, blocos de madeira agrupados em três sistemas, encaixes geométricos, material das cores, barras com segmentos coloridos vermelho/azul, algarismos em lixa, blocos lógicos, material dourado, cuisenaire, ábaco, dominó, neste trabalho iremos falar sobre o material dourado.
  Com o material dourado as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável, Maria Montessori (1870-1952), nasceu na Itália. Interessou-se pelo estudo das ciências, mas decidiu-se pela Medicina, na Universidade de Roma. Direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças  deficientes Nos anos iniciais deste século, Maria Montessori dedicou-se à educação , Esse fato levou Maria Montessori a analisar os métodos de ensino da época e a propor mudanças compatíveis com sua filosofia de educação. De acordo com Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no enfrentamento pessoal com experiências e materiais .
     O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão. Este material pedagógico, confeccionado em madeira, costuma ser comercializado com o nome de material dourado. Os PCN’s apresentam as vantagens de utilizar os jogos como recurso ao ensino da matemática. Podemos citar como exemplo:

   Além de ser um objeto sociocultural em que a matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um “fazer sem obrigação externa e imposta”, embora demande exigências, normas e controle. No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento - até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário