Tema: O material dourado auxiliando no ensino do sistema de numeração decimal nas series iniciais.
Objetivos
ü Desenvolver o princípio do agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal,
ü Trabalhar o raciocínio, a memorização, e rapidez de reação.
ü Explorar diferentes representações numéricas
Estratégia de recursos
Para esta aula será necessário que o professor conheça o material Montessoriano. O Material Dourado é composto de quatro peças, sendo que há relação quantitativa entre as peças, ou seja, o cubinho vale uma unidade, a barra vale dez unidades, e o quadrado vale cem unidades, para aula utilizei caixas de material dourado, papel oficio, lápis, e quadro branco.
Tempo estimado
4h
Turmas
1° ano fundamental 1
Desenvolvimento
Após providenciar o material, deixei os alunos brincarem livremente a fim de que se familiarizem com o material, depois fiz equipes com 5 em cada grupo, e apresentei as peças , o nome e quanto valia cada uma; depois questionamos quantos cubinhos são necessário em uma barra, uma barra é formada por dez unidades. Depois comecei a fazer uma disputa na sala, ditando o numero e perguntando quem conseguia formar com o material dourado; Depois passei um exercício que pedia tanto para que se represente o numero ditado pelo jogo, quanto o valor do jogo sendo representado por numero, Pedir também que dividisse o numero ditado representando da seguinte esquema:
DEZENAS | UNIDADES |
2 | 8 |
28
Avaliação
Perguntei aos grupos como resolveram as questões, e do que gostaram mais, e avaliei o desenvolvimento dos alunos, as dificuldades, e as facilidades, demostradas durante a aula, e durante o exercício.
Referencial teórico
[1] BARROS, Célia S. Guimarães. Pontos de Psicologia do Desenvolvimento. Capítulos 2, 10 e 12.
[2] Cartilha do Governo do Estado de Pernambuco, Textos de apoio à prática pedagógica – séries iniciais – matemáticas. Gestão do Dr. Joaquim Francisco.
[3] KAMIL, Constante. Aritmética: novas perspectivas – implicações da teoria de Piaget. Tradução: Marcelo Cestari T. Lellis, Maria Rabioglio e Jorge José de Oliveira. 5a Ed. Campinas, SP – Papirus 1996.
[4] MUSSEN, PAUL. O desenvolvimento psicológico da criança. Tradução de Ana Luiza Valente, 8a Ed. Rio de Janeiro, Zahar editores, 1987.
[5] PCN: HTTP://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/livros03.pdf, visitado em 05/09/2010
[6] Revista Nova Escola. Editora Abril, edição especial nº 30, março/2010
[7] Revista Nova Escola. Editora Abril, ano nº117, novembro/1998.
[8] HTTP://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=243, visitado em 11/09/2010.
[9] http://www.coladaweb.com/pedagogia/jean-piaget, visitado em 08/09/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário